Equilíbrio 23 de julho de 2015 Por Ane

caçamba

Isso sempre é um perrengue! Nunca sabia onde descartar de forma correta as coisas que não estão mais em condições de uso. Como aqui o lema é reaproveitar tudo até o talo, muitos dos nossos móveis e eletrodomésticos são doações de amigos e parentes que não os utilizavam mais. Mas sempre tem uma coisa quebrada e que simplesmente não rola mais, e como fazer para descartá-los de maneira correta e sustentável? Porque ninguém merece esses móveis e eletrodomésticos jogados na rua, não é mesmo?

Pesquisando na internet achei um site muito bom! O ecycle! Nele você pode escolher que tipo de objeto quer descartar (desde absorventes até pneus), o CEP do local onde o objeto se encontra e ele te dá uma lista de endereços de postos de reciclagem e doação que recebem o tal objeto perto do CEP cadastrado! Não é demais?

Só para dar um exemplo, eu fiz uma busca de onde descartar carregador de celular e dei o endereço da minha casa (moro no centro de São Paulo) e no resultado apareceram 156 (isso mesmo! CENTO E CINQUENTA E SEIS) postos num raio de 10 Km do endereço que dei!

Para vocês não dizerem que só apareceu esse número porque coloquei um endereço no centro de São Paulo, testei no meu antigo endereço (no Butantã) e obtive como resultado 103 postos num raio de 10 Km. Para tirar a prova final coloquei o endereço dos meus pais (no Guarujá) e consegui 4 postos. Tudo bem é menos (bem menos), mas são quatro postos! Para quem achava que não existia nenhum…

O site também traz muitas matérias sobre sustentabilidade e conta com uma lojinha.

Outra coisa legal de saber é que a Prefeitura de São Paulo conta com os Ecopontos, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nesses espaços existem caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Todos os Ecopontos funcionam de segunda à sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-7777156.

Você pode ver a lista completa, com o endereço de todos os Ecopontos da cidade, divididos por região neste link.

Além disso a prefeitura de São Paulo também conta com o serviço chamado Cata-Bagulho uma ação gratuita e realizada em todas as subprefeituras, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios. As operações acontecem todos os sábados, de acordo com a programação das Subprefeituras, cada uma delas é responsável pela programação de dias, vias e horários. Se você quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, é possível solicitar a Subprefeitura de sua região.

Neste link podemos ver a programação e o  trajeto do Cata-Bagulho em cada subprefeitura durante todo o ano.

Com essas dicas ficou mais fácil descartar os objetos que não servem mais, não é mesmo? Vocês sabem de mais algum serviço legal de coleta? Conta pra gente!