Feminismo 31 de agosto de 2015 Tags: , ,
Por Ane

femismo

Já li muitos textos sobre este assunto. Textos fodas! Daqueles que explicam por A+B porque precisamos fazer do feminismo uma prática diária. Ainda assim muitos/as insistem em não entender e achar que isso é coisa de “mulher histérica e mal amada…” (sem comentários).

Nós, todos nós –  mulheres, homens, crianças, cachorro, papagaio e periquito – precisamos do feminismo SIM!!!

Precisamos porque ainda hoje as mulheres ganham menos exercendo a mesma função que um homem  e muitas vezes com um grau de escolaridade maior.

Precisamos porque todos os dias mulheres são espancadas por conta dos estereótipos de gênero construídos na nossa sociedade.

Precisamos porque 70% das mulheres que morrem assassinadas são vítimas de seus “companheiros” ou “ex-companheiros”.

Precisamos porque vivemos numa sociedade na qual é “normal” intimidar, perseguir e amedrontar uma mulher com bilhetes, flores e cartas alegando que “está apaixonado”.

Precisamos porque muitas vezes não somos companheiras das outras mulheres e as julgamos de forma machista.

Precisamos porque temos medo de voltar sozinha para casa a noite. Temos muito medo de estupro.

Precisamos porque como mães nos fazem acreditar que nunca damos conta do recado, quando muitas vezes cuidamos de nossas/os filhas/os sozinhas, sob o rótulo de “mãe solteira”.

Precisamos porque nos cobram uma dupla jornada de trabalho e ainda temos que estar lindas, magras, maquiadas e bem humoradas.

Precisamos porque não temos nossos direitos sexuais e reprodutivos garantidos.

Precisamos porque grande parte dos meninos são educados para serem uns “babacas” reprodutores essas violências de várias maneiras.

Precisamos porque qualquer pessoa que não se encaixe nesses padrões pré-estabelecidos será julgada.

Precisamos porque muitos estereótipos opressores estão arraigados em nossa carne e é um aprendizado cotidiano problematiza-los.

Precisamos por mais um milhão de motivos.

Ache o seu motivo. Compartilhe. Todos nós precisamos do feminismo. O feminismo, da forma como eu acredito e vivencio, não é contra os homens, é contra o machismo e a opressão. E nessa luta, todas/os são bem vindas/os.

 

Outros posts que talvez você curta:


Outros posts que talvez você curta: